Mestre em História da Arte ministra palestra gratuita no Centro de Cultura e Turismo

Rildo Goulart

Rildo Goulart fala sobre arte gótica, neste domingo (26/3), no encerramento do “Piquenique Cultural do NIAC”

Neste domingo (26/3), a partir das 19h, o mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), Rildo Rodrigues Goulart, ministrará a palestra “A Arte Gótica: da Europa ao Brasil”, na sala Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”.

A atividade marca o encerramento do “Piquenique Cultural do NIAC”, que tem início às 15h, no Parque da Cultura. O evento é realizado pelo Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas (NIAC), em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, e tem como objetivo promover a integração entre alunos do Núcleo, artistas locais, convidados e a própria comunidade votuporanguense.

chartres-windowsDurante a palestra, Rildo discorrerá a respeito da história e das origens da Arte Gótica. O estilo surgiu durante a Idade Média, por volta do século XII, e prolongou-se até o Renascimento Italiano, entre os séculos XIV e o XVI. No âmbito da arquitetura, o Gótico possibilitou uma ampliação na altura das construções, por meio de uma série de inovações técnicas, que aliviaram o peso das paredes e coberturas e que, ao mesmo tempo, permitiram ampliar as aberturas e dar maior leveza visual aos interiores.

Entre os principais exemplares de construções góticas, estão algumas das principais catedrais europeias, como a de Colônia, na Alemanha; a Notre-Dame de Paris, na França; as Abadias de Westminster e de Wells, na Inglaterra; e o Duomo de Milão, na Itália.

Já no Brasil, a manifestação mais marcante ligada ao estilo gótico se fez presente no século XIX, com construções baseadas numa vertente “neo-gótica”, que associava a essência do Gótico medieval a elementos de outros estilos que predominavam na época. Dentre as principais representações desse estilo, estão a Catedral da Sé, em São Paulo; a Catedral de Pedra de Canela, no Rio Grande Sul; e o Palácio da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro.

Sobre Rildo Rodrigues Goulart

Graduado em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco, de Monte Aprazível (SP), Rildo Rodrigues Goulart é mestre em Artes Cênicas, com linha de pesquisa em História da Arte e Teatro, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, é professor titular do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), no curso de Moda, tendo lecionado nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Estética e Cosmética, Comunicação Social e Educação Artística; e nos programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social.

Na ECA-USP, Rildo ainda cursou especializações em Maquiagem Artística e Caracterização Cênica; Cenografia; Iluminação e Dramaturgia da Luz; Criação do Figurino para o Teatro e seus Acessórios; História do Teatro e História da Indumentária Teatral. Tem mais de 20 anos de experiência prática na área teatral, tendo atuado como diretor, arte-educador, dramaturgo, maquiador, figurinista, cenógrafo, iluminador, aderecista, criador de trilhas sonoras e jogos teatrais; além de preparador vocal, corporal e de atores.

Já realizou trabalhos em países como Argentina e Alemanha e, no Brasil, em cidades do Estado de São Paulo, como São José do Rio Preto e Votuporanga.

Sobre o “Piquenique Cultural do NIAC”

O “Piquenique Cultural do NIAC” será realizado neste domingo (26/3). O evento terá início às 15h, com um banquete comunitário ao ar livre. Os participantes deverão levar salgados, doces e bebidas para compartilhamentos e também toalhas e cangas para serem estendidas sobre o gramado do parque.

A partir das 15h30, será promovido um bate-papo sobre teatro, carreira artística e cultura, comandado pela atriz Luciene Vespa, além de uma oficina de tecido acrobático, ministrada pelo bailarino Renan Carvalho.

Já às 17h, as atividades ficarão concentradas no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, onde serão realizadas apresentações livres com alunos do NIAC, seguidas da intervenção artística “Versos e Avessos”, da companhia Dramanatrama Teatral.

Encerrando a programação do “Piquenique Cultural”, o mestre em História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), Rildo Rodrigues Goulart, ministrará a palestra “A Arte Gótica: da Europa ao Brasil”, a partir das 19h, na sala de cinema do Centro de Cultura e Turismo.

Confira abaixo a programação completa do “Piquenique Cultural do NIAC”:

15h – ABERTURA:

– Banquete ao ar livre (participantes devem levar alimentos, bebidas e toalhas ou cangas)

15h30 às 16h30 – ATIVIDADES AO AR LIVRE:

– Bate-papo com a atriz Luciene Vespa

– Oficina de tecido acrobático, com o bailarino Renan Carvalho

17h às 17h30 – ATIVIDADES NO AUDITÓRIO EXTERNO:

– Palco LIVRE: apresentações com os alunos do NIAC

– Intervenção “Versos e Avessos”, com a companhia Dramanatrama Teatral

19h às 21h – ENCERRAMENTO:

– Palestra “A Arte Gótica: da Europa ao Brasil”, com Rildo Rodrigues Goulart (Sala Cinema Cultural)


SERVIÇO:

“Piquenique Cultural do NIAC”

Data: Domingo (26/3)

Local: Parque da Cultura e Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” (Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, Nº 3112 – Jardim Alvorada)

Horário: das 15h às 21h

Evento gratuito | Classificação Livre

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s