Munícipes elogiam estrutura do Centro de Cultura e Turismo

Espaço chama a atenção do público por reunir cultura e entretenimento gratuitos e para todas as idades

A estrutura do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” vem sendo frequentemente elogiada pelos moradores de Votuporanga. Localizado no Parque da Cultura, o espaço abriga não só a Biblioteca Municipal “Castro Alves”, o Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, como também dispõe de um auditório externo para 90 pessoas e da sala Cinema Cultural, com capacidade para 70 lugares e três sessões diárias de filmes, oferecidas pelo programa “Pontos MIS”, numa parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP).

Frequentadora assídua do Centro de Cultura e Turismo, a estudante Glenda Carvalho passa boa parte de sua semana na biblioteca do local. Natural de Jales (SP), Glenda se mudou para Votuporanga há poucos meses, mas já tem usufruído das facilidades oferecidas pelo espaço.

Aluna de um cursinho pré-vestibular da cidade e aspirante a uma vaga no curso de Medicina, ela se dedica aos estudos, em média, seis horas por dia, período em que se utiliza da Sala de Oficinas da Biblioteca Municipal “Castro Alves”: “O espaço é incrível. É um ambiente climatizado, silencioso e limpo, onde encontro tudo o que preciso, desde computadores com acesso à internet até livros para eventuais consultas”, afirma a estudante.

Em sua primeira visita ao local, a vendedora Thaís Carrasco também se impressionou com o que viu. Acompanhada da mãe, Márcia Carrasco, e de seus dois filhos, Marcelo, de 3 anos, e Arthur, de 2 meses, Thaís destacou a variedade de programações e a versatilidade do Centro de Cultura e Turismo: “Aqui, encontro atividades tanto para mim quanto para os meus filhos. Além da biblioteca, que tem vários livros infantis e ajuda no estímulo à leitura, eles ainda têm um espaço onde podem brincar em segurança, num ambiente muito limpo e bem cuidado”, ressaltou.

Ações de inclusão social

Além do atendimento regular ao público, o Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” também tem acolhido grupos de entidades assistenciais de Votuporanga, em ações de inclusão social, promovidas por instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) “Leodoro Santana” e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Entre as atividades desenvolvidas pelas entidades, estão desde oficinas e aulas de inclusão digital até visitas guiadas ao Museu Municipal e exibições de filmes no Cinema Cultural.

Para a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, “é extremamente importante um espaço que agrega além do cinema, do museu e da biblioteca, programações de diferentes manifestações artísticas como exposições de artes plásticas com artistas votuporanguenses e atividades formativas em vários segmentos”.

Sobre o Centro de Cultura e Turismo

Desde sua apresentação, em outubro de 2016, por meio da 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), o Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” já recebeu um público de mais de 90 mil pessoas.

O local fica aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h, e aos sábados e domingos, das 15h às 21h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.


SERVIÇO:

Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”

Endereço: Avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 – Parque da Cultura – Jardim Alvorada

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h. Aos sábados e domingos, das 15h às 21h. Fechado durante os feriados.

Telefone: (17) 3405-9670

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s